quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Carpe diem



Quantas vezes adiamos a felicidade? No próximo ano é que vai ser: vou ter aulas de piano, fazer aquela viagem, comprar aquela mota... Vivemos a uma velocidade alucinante e, ao que parece, adiamos tudo cada vez mais - até o prazer.
É por isso que todos devíamos meditar neste artigo do New York Times. Para quê guardar, por mais um dia que seja, aquela garrafa de vinho de 1961, à espera de um momento especial? Fazemos tudo errado: na verdade, o momento especial será aquele em que a abrirmos.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Nunca é tarde


Aos 94 anos, Carmen Herrera é, segundo o New York Times, «the hot new thing» no panorama da pintura internacional. A artista, de origem cubana, pinta há mais de seis décadas mas só vendeu a sua primeira obra aos 89 anos... Hoje, tem já quadros seus em instituições como o MoMa ou a Tate e, esta semana, recebeu uma devida homenagem: o prémio de carreira do Centro de Arte Walker, de Minneapolis. Na cerimónia, o seu amigo Tony Bechara, pintor porto-riquenho, lembrou:

- Em Porto Rico temos um ditado: o autocarro sempre chegará para aqueles que esperam.

Ao que Carmen respondeu:

- Bom, Tony, eu estive 94 anos à espera!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As melhores capas do ano

A escolha não é fácil... o que é bom sinal. Aqui ficam 20 das minhas capas favoritas do ano. A da Rolling Stone, na eleição de Obama, foi considerada a melhor de 2009 pela American Society of Magazine Editors. A da Q, com Lily Allen, foi a preferida dos britânicos.
Eu, se tivesse mesmo de escolher só uma, iria atirar uma moeda ao ar para decidir entre a capa da «minha» Egoísta, ilustrada pelo Rodrigo Saias, ou a do Jorge Colombo para a New Yorker (desenhada no iphone!), ou a da gripe suína, da New York... E vocês, qual escolheriam?























sábado, 12 de dezembro de 2009

Vida portuguesa, na Monocle



A Monocle elege, na sua última edição, as 20 pessoas no mundo que merecem conquistar, em 2010, «um palco maior». Entre os eleitos está uma portuguesa: Catarina Portas. O seu trabalho de recolha e pesquisa da vida quotidiana de outros tempos despertou a atenção da revista de culto britânica. O artigo não está disponível online mas a revista vende-se em Portugal, em bancas e livrarias mais selectas. Um bom pretexto para descobrir uma edição especial, de uma das melhores publicações da actualidade.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pausa para reflexão... e inspiração

Elizabeth Gilbert on nurturing creativity Video on TED.com

As palestras da TED são uma constante fonte de inspiração. Esta é uma das minhas preferidas de sempre, sobre génio, talento e criatividade. Com votos de um fim-de-semana... genial.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Até que (qualquer coisa) nos separe?



What would a better marriage look like? More happiness? Intimacy? Stability? Laughter? Fewer fights? A smoother partnership? More intriguing conversation? More excellent sex?
We all know what marriage is: a legal commitment between two people. But a good marriage?

Foi em busca de respostas para estas perguntas que a jornalista/escritora Elizabeth Weil escreveu o tema de capa da revista de domingo do New York Times, Married (happily) with issues. No início, tinha uma única certeza: a de que ela, tal como a maioria dos mortais, não se empenhava minimamente no sucesso da mais importante ligação afectiva da sua vida. E é preciso tão pouco para arruinar uma relação... Um texto corajoso, onde fala do seu próprio casamento - e dos desafios que enfrentou, para torná-lo melhor.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um editorial histórico



Hoje, 56 jornais de 44 países dão o passo inédito de falar a uma só voz, através de um editorial comum. Falam sobre Copenhaga «porque a Humanidade enfrenta uma terrível emergência». A iniciativa foi do diário britânico The Guardian e o «nosso» Público juntou-se ao projecto. Um exemplo poderoso do que pode (e deve) ser hoje o chamado «jornalismo de causas»:

Superar as mudanças climáticas exigirá o triunfo do optimismo sobre o pessimismo, da visão a longo prazo sobre as vistas curtas, daquilo a que Abraham Lincoln chamou “os melhores anjos da nossa natureza”.

É dentro desse espírito que 56 jornais de todo o mundo se uniram sob este editorial. Se nós, com tão diferentes perspectivas nacionais e políticas, conseguimos concordar sobre o que deve ser feito, então certamente os nossos líderes também o conseguirão.

Os políticos em Copenhaga têm o poder de moldar a opinião da História sobre esta geração: uma geração que encontrou um desafio e esteve à altura dele, ou uma geração tão estúpida que viu a calamidade a chegar, mas não fez nada para a evitar. Imploramos-lhes que façam a escolha certa.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Leitura da semana



Na véspera do início da Cimeira de Copenhaga, a revista do El País é hoje dedicada às alterações climáticas. Durante oito meses, dois jornalistas percorreram 21 países, nos 5 continentes, para mostrar como estão os habitantes deste planeta a sofrer  - já, agora - as consequências do aquecimento global.
Así sufrimos el cambio climático, um ensaio fabuloso de Mathias Braschler e Monika Fischer, que nos contam histórias como a de Konusheva (na foto), que vive numa região da Rússia que, noutros tempos, era muito mais fria. A sua casa está alicerçada em gelo... a derreter.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dear Meryl

Foto: Brigitte Lacombe/Vanity Fair

And in that moment, everything I knew to be true about myself up until then was gone. I was acting like another woman, yet I was more myself than ever before.


disse Meryl Streep, em As Pontes de Madison County, numa das suas interpretações únicas, sempre tão emotivas, enchendo o ecrã e o nosso coração. O poder transformador do amor, retratado nesse filme, é o mesmo que ela exerce sobre quem a vê actuar.
É uma das actrizes que mais admiro. Custa acreditar que tem 60 anos. Está linda, como sempre, numa sessão fabulosa, sem retoques, na Vanity Fair de Dezembro.