segunda-feira, 31 de março de 2008
(Pausa informativa) O Melhor Fotojornalismo
domingo, 30 de março de 2008
Homenagem a Dith Pran
Mas depressa o repórter do Times foi forçado a abandonar o país. Dith Pran acabou por ser preso e, durante anos, não se conhecia o seu destino. Muitos diziam que tinha sido executado ou atirado aos crocodilos.
A cobertura jornalística do conflito valeu o Pulitzer a Sydney Schanberg, que dedicou e partilhou o prémio com o amigo cambodjano.
Depois de quatro anos de espancamentos e maus tratos, sobrevivendo com uma colher de arroz por dia, o fotógrafo conseguiu fugir para a Tailândia. Schanberg foi buscá-lo no dia seguinte e o cambodjano exilou-se nos Estados Unidos. Foi contratado pelo New York Times, onde trabalhou até muito recentemente (fotogaleria). Só a doença o deteve: morreu vítima de cancro.
sábado, 29 de março de 2008
Senhor juiz, pode salvar o mundo?

sexta-feira, 28 de março de 2008
Sá Fernandes na Al Jazeera - Pt. 1
O programa foi emitido no passado dia 19 de Março na Al Jazeera Internacional. Fala de Portugal. De como a corrupção tomou conta de Lisboa. E do homem que quer acabar com isto: José Sá Fernandes, pois claro.
Sá Fernandes na Al Jazeera - Pt. 2
O programa foi emitido no passado dia 19 de Março na Al Jazeera Internacional. Fala de Portugal. De como a corrupção tomou conta de Lisboa. E do homem que quer acabar com isto: José Sá Fernandes, pois claro.
quinta-feira, 27 de março de 2008
Lágrimas de Lhasa
«O Tibete não é livre! Isto é tudo uma farsa!» A frase foi gritada por um jovem monge budista, quando um grupo de 26 jornalistas internacionais visitava um templo, em Lhasa, a convite do governo chinês. Tudo estava preparado para convencer os jornalistas de que a situação na capital tibetana estava controlada. Mas o grito deste monge, que logo foi secundado por outros 30 tibetanos, deitou por terra os planos chineses (vídeo da Reuters).
quarta-feira, 26 de março de 2008
O primeiro europeu

A revelação

segunda-feira, 24 de março de 2008
Repórteres com causas

domingo, 23 de março de 2008
Leituras da Semana II
A revista deste Domingo do El País prova que ainda não sabemos tudo sobre Fidel Castro. Num trabalho especial, intitulado Último Capítulo, quatro textos surpreendentes são acompanhados por imagens inéditas do fotógrafo Alberto Korda (o homem que imortalizou Che Guevara). Primeiro, escreve Mauricio Vicent, que nos transporta para os últimos dias do regime de Castro e para a Havana de hoje (mas recordando sempre a de outros tempos). Depois um «desabafo» nunca antes publicado, do escritor (e crítico) Guillermo Cabrera Infante (que faleceu em 2005): Castrofobia, um retrato terrível do «comandante». De outro escritor já desaparecido, chega, nas páginas seguintes, Las comidas profundas, um relato fabuloso de Manuel Vásquez Montalbán sobre a paixão de Castro pela culinária... e pelas mulheres. A rematar, uma crónica de Manuel Rivas, recordando o dia em que o muro de Berlim caiu e ele foi um dos jornalistas convocados, em Havana, para uma conferência de imprensa com Fidel, que se prolongou até de madrugada... Ao todo, são 18 páginas verdadeiramente especiais. Para ler, reler e guardar.
sábado, 22 de março de 2008
Leituras da Semana
Quem pode, pode. A TIME publica, esta semana, uma reportagem em Dharamsala, mostrando como o Dalai Lama viveu, no seu refúgio nos Himalaias, estes dias conturbados. Pico Iyer, que escreveu várias reportagens e livros sobre o Dalai Lama e conhece o líder budista desde os anos 70, assina o texto. James Nachtwey, um dos mais reputados fotojornalistas dos nossos tempos, captou os momentos da sua intimidade. Imperdível, claro.sexta-feira, 21 de março de 2008
pausa informativa
Homenageando o Dalai Lama, também hoje tento pensar na China com compaixão... e ver apenas a beleza de uma criança que brinca nos campos de arroz.
quinta-feira, 20 de março de 2008
Notas de um jornalista iraquiano
(Foto: Graith Abdul-Ahad)quarta-feira, 19 de março de 2008
5 anos depois...

terça-feira, 18 de março de 2008
Boicote aos produtos chineses
Em apoio ao povo tibetano, apela-se ao boicote de produtos chineses. Já fizemos o mesmo com produtos indonésios, por causa de Timor, lembram-se?
«Caros Amigos e Concidadãos,
Perante a gravíssima situação de opressão, violência e violação dos direitos humanos no Tibete e na própria China pelo governo chinês, e perante a passividade real dos governos mundiais, para os quais só contam as questões económicas, tem de ser a comunidade civil a tomar medidas efectivas que obriguem o governo chinês a recuar. Exortamos assim a que se inicie e divulgue um boicote sistemático a todos os produtos chineses em Portugal e em todas as partes do mundo. Deixemos de ser cúmplices com a construção de uma grande potência económica à custa da opressão e exploração do seu próprio povo e do genocídio do povo tibetano !
Passem, divulguem e pratiquem !
Grupo de Apoio ao Tibete / União Budista Portuguesa »
segunda-feira, 17 de março de 2008
Leituras da semana II

10 ideias que estão a mudar o mundo, na capa da TIME.
More than money, more than politics, ideas are the secret power that this planet runs on.
Here are a few you need to know about...
domingo, 16 de março de 2008
Leituras da semana
Na semana em que a repressão chinesa no Tibete volta a ser notícia, é interessante ler o artigo de capa da edição deste mês da Prospect e ficar a conhecer um pouco melhor esta superpotência, que evolui a várias velocidades. Mark Leonard introduz-nos nas universidades e nos centros de investigação chineses, retratando a classe intelectual do país. Iniciou a sua pesquisa em 2003 e o que esperava encontrar, então, era muito diferente: sexta-feira, 14 de março de 2008
Revolução açafrão
«Violence erupted Friday morning in a busy market area of the Tibetan capital of Lhasa, as Buddhist monks and other ethnic Tibetans clashed with Chinese security forces. Witnesses say angry Tibetan crowds burned shops, cars, military vehicles and at least one tourist bus. The chaotic scene was the latest and most violent confrontation in a series of protests that began on Monday and now represent a major challenge to the ruling Communist Party as it prepares to host the Olympic Games in August.»
quarta-feira, 12 de março de 2008
os 50 blogues + poderosos
Free Tibet
«A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade.» Dalai Lama terça-feira, 11 de março de 2008
In memoriam

segunda-feira, 10 de março de 2008
O Público espanhol



O Público chegou há seis meses às bancas espanholas e tem sido um prazer de ler. Basta olhar para as primeiras páginas de hoje e comparar a da Público com as do El Mundo e do El Pais. Diferente, não?
PSOE - 43,36%; PP - 39,85%
sábado, 8 de março de 2008
Espanha, dia de reflexão
(vídeo CNN+)
sexta-feira, 7 de março de 2008
Meu caro Watson
Paul Watson não morreu esta manhã porque teve o bom senso de vestir um colete à prova de bala. Como se pode ver neste vídeo, os baleeiros japoneses não reagem bem às perseguições da organização ambientalista Sea Shepherd...quarta-feira, 5 de março de 2008
Leituras da Semana II
É bom acreditar que sim. Que todos podemos ser melhores pessoas, mais felizes e bem sucedidos nas nossas vidas... A edição de Março da Psychology Today fala-nos exactamente disso: como podemos cultivar determinados aspectos da nossa personalidade (como a coragem, a paixão, a alegria e o optimismo), que nos farão olhar o mundo com outros olhos - e fazer com que o mundo nos olhe, também, com outro interesse...
terça-feira, 4 de março de 2008
Leituras da Semana
Geldof and Bush: Diary From the Road, uma reportagem imperdível na edição europeia da norte-americana TIME. Bob Geldof veste a pele de repórter e conta-nos tudo sobre a sua viagem de sete dias, por terras africanas, com o presidente dos EUA...
segunda-feira, 3 de março de 2008
Homenagem a David Attenborough
Depois de 54 anos a apresentar os mais fabulosos documentários de vida animal, David Attenborough aceitou calçar as pantufas e reformar-se. A BBC1 emite hoje o último episódio de Life in Cold Blood, a série que, aos 82 anos, Attenborough ainda concebeu e produziu com o entusiasmo que sempre o caracterizou.É o nosso mundo, como só Attenborough nos poderia revelar. E é um mundo fabuloso. Just look at the trailer...
domingo, 2 de março de 2008
Bloody Saturday...
Ontem foi o dia mais sangrento na Faixa de Gaza desde os anos 80. Morreram mais de cem pessoas na sequência dos primeiros bombardeamentos da grande ofensiva prometida por Israel. O ataque terrestre ainda não começou. Mas os tanques estão alinhados na fronteira.





