
O que celebra Mugabe?, pergunta o jornal El Mundo. O presidente do Zimbabué festeja hoje os seus 85 anos e gastou mais de 250 mil dólares na festa... quando, segundo a ONU, sete milhões de pessoas naquele país estão a morrer à fome.


Depois da banca, a crise da indústria. Todos os dias chegam notícias de novas falências, despedimentos em massa, gigantes transformados em formiguinhas. O que podem (e devem) os governos fazer?


Esta é a fotografia vencedora do World Press Photo 2008, da autoria de Anthony Suau (para a revista Time). Retrata, na opinião do júri, a nova realidade mundial, numa época de profunda crise económica. Na sequência de uma acção de despejo, por falta de pagamento da hipoteca, um polícia entra na casa, em Cleveland, Ohio, assegurando que nenhum elemento da família permenece no seu interior.
Esta é a capa da edição americana da Time desta semana (a versão europeia fala da crise económica, em geral...). Nos EUA, o debate sobre o futuro da imprensa está aceso e nós só ganharíamos em acompanhar o passo. Neste artigo, Walter Isaacson aponta as razões pelas quais o modelo económico em que se construíram as empresas jornalísticas já não é rentável e explica porque é urgente descobrir um novo modelo, sobretudo para online. Diferente do que temos hoje, claro. Será insustentável fazer jornalismo de qualidade se ninguém o pagar...