quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Larry King - o último dia do reinado


O anúncio foi feito há uns meses mas o dia - o último dia de "Larry King Live" - chega hoje. Depois de 25 anos no ar, e cumpridas mais de 50 mil entrevistas, o «mestre» arruma os seus suspensórios. Quem se sentará hoje na cadeira oposta à sua? A informação permanece no segredo dos deuses... mas é certo que não será apenas uma pessoa.
Hoje, em jeito de homenagem, vale a pena dedicar uns minutos à leitura do artigo de Kathleen Gomes, correspondente do Público nos EUA:

«Larry King sabe o que perguntaria a Deus se ele fosse ao seu programa na CNN. "Tem um filho?"
Quando se entrevistou tanta gente como Larry King, sobra muito pouco por fazer. King também preparou perguntas para Osama bin Laden, pelo sim, pelo não. Não começaria pelos atentados de 11 de Setembro, porque isso poria Bin Laden "na defensiva". Perguntar-lhe-ia "por que deixou uma das famílias mais ricas da Arábia Saudita para viver em lugares como o Afeganistão".
Se Deus ou Bin Laden descessem à terra, talvez só aceitassem ser entrevistados por Larry King. O seu programa, no ar há 25 anos, foi recentemente reconhecido pelo Livro dos Recordes Mundiais do Guinness como o mais sério caso de longevidade televisiva.
Em Junho, King entrevistou Lady Gaga. Dias depois, o comediante americano Bill Maher, que foi o convidado de Larry King, notou: "Pensei: "Quem mais é que consegue trazer a Lady Gaga ao seu programa? Nunca vi Lady Gaga em mais lado nenhum. Vi-a usar um aquário na cabeça. Mas nunca a vi a falar realmente com outro ser humano. Não fazia ideia de como ela era antes de falar contigo
."»
(Continuar a ler aqui.)

4 comentários:

Barão trepador disse...

Infelizmente, os jornalistas formados no tempo em que o jornalismo não era compatível com pessoas que não têm nada, ou quase nada a dizer, vai-se findando rapidamente. Penso que a televisão e a sua direcção do metier de jornalista trouxe muitas Lady gaga's ao jornalismo, ou seja, muita embalagem para tão pouco produto. Talvez, nestes tempos de crise, um manifesto por um jornalismo com ideias, iniciado por alguém que produz um pensamento crítico sobre o mundo e sob as coisas que faz fosse interessante. Caso contrário, cada vez mais o jornalismo não passará de um desfil de Fátimas Campos Burra Ferreira que o tempo acabará por fazer esquecer.

Patrícia reis disse...

e esta foto é da annie leibovitz, certo?

Patrícia Fonseca disse...

Tem alguma razão, o Barão... mas esse manifesto já existe: chama-se Os Elementos do Jornalismo, escrito por dois grandes jornalistas norte-americanos que fundaram o Comité dos Jornalistas Preocupados... está editado em português pela Porto Editora.

Patrícia Fonseca disse...

Patrícia, também me parece da Leibovitz mas não consegui confirmar... a foto está espalhada pela net sem assinatura :(