domingo, 12 de dezembro de 2010

Millenium BCP exposto no Wikileaks

A investigação é do El País e tem honras de destaque no site do jornal, neste domingo à noite: entre os telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks há um em que o presidente do Millenium BCP, Carlos Santos Ferreira, propõe aos Estados Unidos fazer recolha de informações sobre o Irão a troco de poder fazer negócios naquele país... e tudo com o conhecimento do governo português. Um artigo bombástico de Francesc Relea, correspondente do diário espanhol em Lisboa, que recorda até os negócios antigos de Santos Ferreira com o Irão, nos anos 80, quando foi presidente da Fundição de Oeiras - e de como a venda de armas àquele país islâmico poderá ter estado na origem da morte de Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já há muito tempo que se fala do envolvimento da CIA e de Henry Kissinger no "provável" assassinato da comitiva de apoio a Soares Carneiro. Isso não é novo. Para além disso, Kissinger não só deu luz verde à invasão de Timor Leste pela Indonésia, como também queria que Portugal servisse de exemplo à Espanha e outros paises europeus, deixando instaurar no país um regime comunista em 1975. Valeu-nos Frank Carlucci. Isto foi publicado no DN há uns anos atrás.
Quanto a Sá Carneiro, o problema residu essencialmente na recusa deste, em que Portugal fosse ponto de passagem para armas em direcção ao Irão, simplesmente porque queria fazer cumprir a lei internacional, coincidência ou não, imposta pelos EUA, em função da crise dos reféns de 1980. Como mais tarde se veio a descobrir, no caso Irangate, os EUA estavam escadalosamente a apoiar um grupo de criminosos como eram os Contras, que levaram a cabo inúmeros atentados terroristas contra o povo da Nicarágua e contra o governo Sandinista democráticamente eleito, vendendo armas ao supostamente inimigo nº 1 dos EUA no Médio Oriente.