Obama está de visita ao Afeganistão, partindo depois para o Iraque, Jordânia, Israel, Berlim, Paris e Londres. A internacionalização da sua campanha está a merecer grande destaque dos media norte-americanos - mais de 300 jornalistas acompanham o candidato democrata à Casa Branca, entre eles algumas as maiores estrelas dos noticiários televisivos, como Brian Williams da NBC, Charlie Gibson da ABC, e Katie Couric da CBS. Só estes três jornalistas, que apresentarão parte dos seus telejornais em directo, a partir das cidades visitadas pelo candidato, têm mais de 20 milhões de espectadores fiéis...
Na imprensa, o New York Times destaca hoje que a visita de Obama a Cabul renova o interesse pelo conflito no Afeganistão, uma guerra que, ao contrário do que sucede com a do Iraque, o senador apoia, prometendo o seu empenho no reforço das tropas destacadas, caso seja eleito.
O influente site Politico, com sede em Washington, nota que esta viagem permitirá ao candidato reforçar a sua identidade americana e mostrar à América que o mundo, nomeadamente a Europa, já o escolheu como «o melhor candidato».
A loucura mediática em torno da viagem do democrata merece também o destaque do El Pais, em Obama enamora al mundo. O diário espanhol analisa ainda o significado deste tipo de visitas: «Cada día quedan menos dudas de que la influencia de Estados Unidos es planetaria. La última prueba es que los candidatos presidenciales norteamericanos hacen campaña en Jerusalén, Bogotá o Berlín como si estuvieran en Detroit, Denver o Kansas City.»
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