segunda-feira, 14 de julho de 2008

piada... de mau gosto?

Esta capa da New Yorker está a dar que falar... A ilustração de Barry Blitt, intitulada «Politics of Fear» tenta demonstrar, segundo o autor, o rídiculo das campanhas que tentam incutir o medo na sociedade norte-americana, inventando relações entre o candidato democrata Barack Hussein Obama e a fé islâmica (ou pior, com terroristas islâmicos). Acontece que essas mentiras são aceites como factos por muitos americanos, como demonstra uma sondagem da Newsweek, divulgada esta semana - 26% dos eleitores acredita que Obama foi educado na fé islâmica e 39% dizem que ele frequentou uma madrassa, na Indonésia (o que, registe-se, é absolutamente falso.)
O porta-voz de Obama já considerou a capa, onde até uma bandeira americana arde na lareira da sala oval, «de mau gosto e ofensiva». E vários analistas políticos atacaram a revista, dizendo que a maioria do público não entenderá a mensagem e que a ilustração deveria ter sido acompanhada por uma legenda de enquadramento.
David Remnick, director da New Yorker, discorda: «Os nossos leitores são suficientemente inteligentes para perceberem a piada.» E ironiza: «Uma legenda a dizer o quê? 'A New Yorker gostaria de informar os seus leitores que é suposto esta ilustração ter graça. Não pensamos verdadeiramente que Obama é um terrorista e gostamos do cabelo de Michelle tal como é. Para o caso de alguém pensar que não somos patriotas, recordamos que a bandeira americana deve ser sempre mantida longe do fogo'».

Sem comentários: