segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um editorial histórico



Hoje, 56 jornais de 44 países dão o passo inédito de falar a uma só voz, através de um editorial comum. Falam sobre Copenhaga «porque a Humanidade enfrenta uma terrível emergência». A iniciativa foi do diário britânico The Guardian e o «nosso» Público juntou-se ao projecto. Um exemplo poderoso do que pode (e deve) ser hoje o chamado «jornalismo de causas»:

Superar as mudanças climáticas exigirá o triunfo do optimismo sobre o pessimismo, da visão a longo prazo sobre as vistas curtas, daquilo a que Abraham Lincoln chamou “os melhores anjos da nossa natureza”.

É dentro desse espírito que 56 jornais de todo o mundo se uniram sob este editorial. Se nós, com tão diferentes perspectivas nacionais e políticas, conseguimos concordar sobre o que deve ser feito, então certamente os nossos líderes também o conseguirão.

Os políticos em Copenhaga têm o poder de moldar a opinião da História sobre esta geração: uma geração que encontrou um desafio e esteve à altura dele, ou uma geração tão estúpida que viu a calamidade a chegar, mas não fez nada para a evitar. Imploramos-lhes que façam a escolha certa.

Sem comentários: