terça-feira, 17 de julho de 2012

Vrum vrum...



Adoro esta revista sueca, que revolucionou a forma de retratar o mundo automóvel. Na Carl's Cars, mais do que falar de pistons de injecção electrónica, desvendam-se emoções. O design da revista, já distinguido com a medalha de Ouro da Society of Publication Designers (Nova Iorque) e o lápis amarelo dos D&AD Awards (Londres), «suaviza um universo que, de alguma forma, é árido e impessoal», como me disse o director Karl Eirik Haug, quando conversei com ele, em 2009. A criatividade da designer Stéphanie Dumont criou um mundo paralelo ao vendido pela indústria e replicado nas outras revistas do sector. Um mundo onde, como diz Karl, «os carros voltaram a ser cool».

A ironia das reportagens também ajuda, claro. O artista Jeff Koons, por exemplo, foi desafiado para uma entrevista, enquanto o jornalista o arrastava, à boleia, pelo país. O estilista Olivier Theysken aceitou conversar (e sujar-se) numa sucata. E os completos desconhecidos também têm direito a páginas de atenção: não será estranho encontrar um artigo sobre um tipo que tem 30 mil jantes a decorar o jardim.

A ideia da revista surgiu à mesa de um café, em Oslo, em 2001. Karl, que se assume como «um doido por carros, que passava a vida a tentar explicar o quão interessante pode ser um Zastava» (marca sérvia), encontrou em Stéphanie a companheira perfeita para desenhar as páginas onde caberia todo o seu entusiasmo.
Hoje, a Carl's Cars continua a enfeitiçar todos os que a descobrem. Procurem-na numa banca internacional porque online não há nada para ninguém...

Sem comentários: