Adoro esta revista sueca, que revolucionou a forma de
retratar o mundo automóvel. Na Carl's Cars, mais do que falar de pistons de
injecção electrónica, desvendam-se emoções. O design da revista, já distinguido
com a medalha de Ouro da Society of Publication Designers (Nova Iorque) e o
lápis amarelo dos D&AD Awards (Londres), «suaviza um universo que, de
alguma forma, é árido e impessoal», como me disse o director Karl Eirik Haug,
quando conversei com ele, em 2009. A criatividade da designer Stéphanie Dumont
criou um mundo paralelo ao vendido pela indústria e replicado nas outras
revistas do sector. Um mundo onde, como diz Karl, «os carros voltaram a ser
cool».
A ironia das reportagens também ajuda, claro. O artista Jeff
Koons, por exemplo, foi desafiado para uma entrevista, enquanto o jornalista o
arrastava, à boleia, pelo país. O estilista Olivier Theysken aceitou conversar
(e sujar-se) numa sucata. E os completos desconhecidos também têm direito a
páginas de atenção: não será estranho encontrar um artigo sobre um tipo que tem
30 mil jantes a decorar o jardim.
A ideia da revista surgiu à mesa de um café, em Oslo, em
2001. Karl, que se assume como «um doido por carros, que passava a vida a
tentar explicar o quão interessante pode ser um Zastava» (marca sérvia),
encontrou em Stéphanie a companheira perfeita para desenhar as páginas onde
caberia todo o seu entusiasmo.
Hoje, a Carl's Cars continua a enfeitiçar todos os que a
descobrem. Procurem-na numa banca internacional porque online não há nada para
ninguém...
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