sexta-feira, 16 de abril de 2010

Portugal no New York Times

O New York Times publicou ontem um artigo sobre este cantinho à beira-mar plantado. Na secção de Economia. Já perceberam, certo? Só pode ser coisa má... e é. O título diz quase tudo: The Next Global Problem: Portugal.
Os analistas Peter Boone, da London School of Economics, e Smith Johnson, ex-director financeiro do FMI, dizem que Portugal só poderia ter as contas minimamente equilibradas com um crescimento do PIB na ordem dos 5,4% até 2012 - mas, na verdade, temos previsto um défice de 8,3%, só para este ano...
Para evitar a bancarrota, dizem, os governantes teriam de fazer cortes muito sérios. Nós podemos sentir que já estamos de cinto apertado mas eles dizem que não... e que, assim, não valerá de nada o esforço.

The Portuguese are not even discussing serious cuts (...) They are waiting and hoping that they may grow out of this mess.

Animador, não é?
Melhora ainda quando falam do apoio europeu e do FMI para o plano de recuperação da Grécia e concluem que, a Portugal, só resta esperar que tudo piore (!) para que a UE também nos venha «salvar». Mas isso, como já sentem os gregos nos seus bolsos, será um pesadelo para todos nós. E mesmo essa solução não é garantida:

Europe will eventually grow tired of bailing out its weaker countries.

E nós, quando é que nos fartamos disto?

2 comentários:

Patrícia Carreiro disse...

Boa noite,
daqui escreve Patrícia Carreiro, jornalista açoriana.
Estou a organizar um colóquio no qual gostaria de contar com a sua presença. Foi a escritora Patrícia Reis que me recomendou falar consigo.
Assim sendo, gostaria de saber se a Dra. Patrícia Fonseca aceitaria o nosso convite para participar neste colóquio que terá lugar em Ponta Delgada, São Miguel, em data a definir.

Aguardo a sua resposta,
agradecendo desde já a sua atenção.

Os meus melhores cumprimentos.

Patrícia Carreiro

Anónimo disse...

Olá!
Já passaste pelo Nosso Sótão?!
Visita-nos e conhece os nossos artigos sempre a preços fantásticos!
Um óptimo fim-de-semana!

http://onossosotao.wordpress.com/