sábado, 9 de fevereiro de 2008

/\ de Zapatero


A campanha eleitoral ainda não começou mas não se nota nada... Os espanhóis vão a votos a 9 de Março e os líderes do PP e do PSOE desdobram-se em viagens pelo país, participam em convenções, dão entrevistas todos os dias e já apresentaram os seus programas de governo. O clima é de grande crispação entre os dois principais partidos (foi assim durante toda a legislatura) mas na última semana foi especialmente tenso. Surgiram até declarações do Conselho Episcopal, apelando claramente ao «não voto» no PSOE, o partido que acusam de «destruir a família espanhola», por ter aprovado o direito de casamento e adopção aos homossexuais, por exemplo...
Agora que o líder do PP, Mariano Rajoy, falou sobre a questão da imigração de uma forma considerada xenófoba e prometeu acabar com o direito de casamento entre homossexuais, Zapatero agradece o surgimento de um movimento da sociedade civil que decidiu fazer campanha pela sua reeleição. A PAZ - Plataforma de Apoio a Zapatero - defende, em manifesto assinado por mais de cinco mil personalidades, que o líder socialista merece ser reconhecido como responsável pelo «maior avanço da história recente de Espanha em matéria de direitos civis» e deve ser louvado pela sua luta contra todos os tipos de discriminação.
O vídeo de lançamento da PAZ criou um gesto que ameaça tomar conta da campanha «oficial» do PSOE: em linguagem gestual, Zapatero é representado criando dois V invertidos sobre o olho, em referência às suas típicas sobrancelhas. Haverá melhor slogan que o identifique como um defensor da integração e igualdade?

Sem comentários: