quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Santos = Obama: o segredo revelado


Já muitos fãs da fabulosa série West Wing (Os Homens do Presidente, a ver no AXN, aos domingos, 20h30) tinham notado semelhanças entre Obama e o carismático candidato «Santos», que conquista os eleitores democratas com a sua mensagem de esperança. O que não sabiam - e lhes foi revelado com esta notícia do Guardian - é que o argumentista Eli Attie se inspirou mesmo em Obama quando criou esse personagem, em 2004...

Obama era então um desconhecido do público mas começava a ser falado no partido, devido a uma intervenção memorável no congresso que nomeou John Kerry. Eli Attie, que escreveu os discursos de Al Gore na campanha de 2000, tinha de criar o perfil de um candidato «diferente» para os episódios finais de West Wing quando ouviu falar de Obama. Quis saber tudo sobre ele.

No final, o candidato não foi negro mas sim latino... apenas porque os produtores da série há muito tinham decidido que assim seria. O casting até já estava feito: o escolhido foi o actor Jimmy Smits (na foto, com Obama).

O político «inspirador» espera agora que o desfecho da história lhe seja, na vida real, tão favorável como foi no mundo da ficção: Santos acabou por ser o democrata escolhido pelos congressistas. E foi eleito presidente dos EUA.

P. S. - O jornal britânico lançou um site especial que merece uma visita: chama-se Guardian America e tem feito uma das melhores coberturas das eleições norte-americanas.

Sem comentários: