segunda-feira, 18 de agosto de 2008

um actor revolucionário

Imperdível este artigo do El Pais que nos revela o ambicioso projecto do actor Benecio del Toro e do realizador Steven Soderbergh (e que os ia enlouquecendo!): transpor para cinema a vida do mítico Che Guevara. Depois de muitos problemas para conseguir o financiamento necessário, fizeram não um mais dois filmes. Ou melhor, um filme em duas partes: O Argentino, que já foi apresentado em Cannes, onde conquistou o aplauso rendido da crítica, e Guerrilha, que o mundo poderá ver em 2009. Ao El Pais falam de todas as dificuldades ao longo do processo criativo mas também das vitórias que, agora que o pesadelo das filmagens acabou, esperam alcançar.
Benicio del Toro e Steven Soderbergh já tinham trabalhado juntos em Traffic e a interpretação de um polícia honesto na luta contra a droga valeu o óscar de Melhor Actor Secundário a del Toro e o de Melhor Realizador a Soderbergh. Com este projecto têm boas hipóteses de repetir essa proeza. A semelhança entre Benicio e Che é assombrosa apesar de, como disse bem-humorado o realizador na entrevista ao El Pais, o actor porto-riquenho não ser tão bonito...
«É uma das poucas vezes em que interpreta um personagem que é mais 'guapo' do que ele. O Che parecia mais uma estrela de cinema do que o Benecio.»

Sem comentários: