domingo, 4 de janeiro de 2009

uma boa notícia (para variar)

O fotógrafo José Cendon e o jornalista Colin Freeman, fotografados hoje, pouco depois da sua libertação. Foto: Reuters / Abdiqani Hassan Mahamud


Depois de 40 dias sequestrados por milícias na Somália, o fotógrafo espanhol José Cendon e o jornalista britânico Colin Freeman foram hoje libertados, sãos e salvos. Os jornalistas estavam na Somália ao serviço do jornal Daily Telegraph, que hoje noticia a sua libertação. O jornal britânico montou um gabinete de crise e mediou as negociações, com apoio diplomático do Reino Unido e de Espanha. Não é claro se foi pago algum resgate.
Os jornalistas, que se preparavam para regressar a casa depois de realizarem uma reportagem sobre os piratas somalis que têm atacado navios comerciais na região terão sido raptados com a cumplicidade dos seus tradutores na região. Foram levados para uma gruta na região montanhosa de Puntlandia onde, apesar das condições, não foram maltratados. No dia de Natal, os homens que os guardavam deixaram-nos até ouvir um pouco de rádio, deram-lhes panquecas e três cigarros extra. No dia a dia, «sobrevivemos de arroz, carne de cabra e Rothmans», contou hoje Freeman. «Tinha deixado de fumar em 1992 mas achei que esta era uma boa altura para recomeçar...»
Colin Freeman é um jornalista experiente na cobertura de conflitos armados, tal como José Cendon, fotógrafo premiado com o World Press Photo em 2007, com uma reportagem no Burundi.

Sem comentários: