sábado, 18 de julho de 2009

Aterragem forçada

«Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a Humanidade...» A 20 de Julho passarão 40 anos sobre o momento em que Neil Armstrong proferiu esta frase, ao tocar no solo lunar. Desde então, o astronauta pouco ou nada diz. Recusa dar entrevistas e não participa em cerimónias públicas (exceptuando raras aparições na Casa Branca).
Depois de fazer história no espaço, a vida na Terra não foi fácil. Tal como a do seu companheiro de missão Buzz Aldrin que, durante anos, lutou contra uma depressão e problemas de alcoolismo. Ou a de Michael Collins, praticamente ignorado pelo grande público, enquanto os seus colegas da Apollo 11 eram reconhecidos nos quatro cantos do mundo.
Assediados pela imprensa, perseguidos por estranhos nas ruas, pressionados para seguirem carreiras políticas, os primeiros homens a pisar a Lua nunca mais tiveram paz. Tal como os 21 que se lhes seguiram. O artigo de capa da Time desta semana, assinado pelo jornalista Jeffrey Kluger, autor do livro Apollo 13, revela as histórias de vida destes heróis - e a sua luta para manterem os pés na terra, como comuns mortais.

Sem comentários: