domingo, 6 de setembro de 2009

À conversa com os talibans

(Foto: Sergio Caro/El País)

O jornalista David Beriain entrevistou, durante meses, vários líderes talibans no Afeganistão, tentando perceber quem eram os homens que atacavam os soldados espanhóis no território. Como se percebe lendo Cara a cara con los talibanes, no El País de hoje, o jornalista acabou por perceber que a nacionalidade não era tida em conta pelos insurgentes. No caso concreto de um ataque realizado em Novembro de 2008, que matou dois espanhóis, foi o mullah Fateh Mohamed que deu as ordens e não podia ser mais claro:
«Não sabíamos que eram espanhóis ou de outro país. Isso não é importante para nós. O importante é que eram estrangeiros. Mas tenho uma mensagem para os espanhóis, em especial para as famílias dos soldados que morreram. Devem pedir ao governo espanhol que se retire do Afeganistão porque este é um país muçulmano, um país islâmico, e estamos contra a presença de estrangeiros aqui. Se não se vão embora, continuaremos a atacá-los.»
Portugal tem cerca de 150 militares no Afeganistão e reforçará a sua presença em 2010, com mais 150 homens de uma companhia dos Comandos. No início de 2008 foi desmantelada uma célula de islamistas radicais em Barcelona, quando os seus membros se preparavam para realizar uma série de atentados contra países europeus - Portugal estava entre os alvos, devido à sua presença militar no Afeganistão.

Sem comentários: