terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os adoçantes… engordam!


(Woman Drinking With Cat, Fernando Botero)

Não sei o que pensam disto mas eu, que consegui habituar-me (sem nunca gostar) ao sabor do café com um comprimido diluído, fiquei chocada com esta notícia do El Pais, a propósito deste estudo publicado na revista científica Behavioral Neuroscience. Os cientistas descobriram, fazendo estudos em ratos, que o organismo, ao deixar de conseguir diferenciar a sensação de doçura de um alimento light de um com as calorias normais, fica «confuso». E o que faz? Bom, tal como nos estudos de Pavlov, «antecipa» que vamos ingerir muitas calorias e reage de acordo com essa informação – mesmo que estejamos a beber uma coca-cola light iremos engordar tanto como com uma coca-cola normal. Frustrante, não?
Como se não bastasse, o estudo indica ainda que o consumo de adoçantes estimula, na verdade, o aumento de peso e de matéria gorda no corpo, além de provocar desequilíbrios metabólicos. Tanto sacrifício para nada…

1 comentário:

patrícia reis disse...

Querida, não deixa de ser curioso que as mulheres que vingaram na pintura sejam mais fartas de carne, como a do Bottero que aqui tens ou tantas outras. As anóreticas não vingam e o que apetece não faz mal, diz uma senhora no outro dia no centro comercial, enfrentado um prato de favas.Bj