domingo, 4 de maio de 2008

and the winner is...


A Time publica esta semana a sua listagem anual das 100 pessoas mais influentes do mundo. O nº1 foi entregue por unanimidade ao Dalai Lama.

Na lista, dividida em cinco categorias, há espaço para muitas surpresas: o iraquiano Muqtada al-Sadr tem lugar de destaque (13º), tal como o líder taliban Baitullah Mehsud (17º) mas Osama bin Laden nem sequer é citado. Na perspectiva do leitor, a melhor surpresa reside nos convidados de luxo que a revista apresenta e que aceitaram o desafio de escrever sobre as personalidades eleitas. Coube ao guru indiano Deepak Chopra escrever sobre o líder tibetano, a Madeleine Albright traçar o perfil de Vladimir Putin, a Bill Clinton falar de Tony Blair e a George Clooney elogiar o trabalho humanitário da dupla Brad Pitt & Angelina Jolie. A candidata a primeira-dama, Michele Obama, também colaborou neste número especial, homenageando a única personalidade que, até hoje, sempre fez parte desta lista: Oprah Winfrey.

P.S. A capa desta edição especial foi concebida por Chip Kidd. A direcção da revista convidou alguns dos melhores designers do mundo para criar uma capa original, entre eles Neville Brody (que concebeu a Face e a Arena e redesenhou o Guardian e o Times) e eu teria votado na proposta dele... que pode ser vista aqui.

Sem comentários: