segunda-feira, 28 de abril de 2008

leituras da semana

Já vai sendo um hábito: publicação que se preze tem de idealizar, mais dia menos dia, uma edição verde. Este domingo foi a vez da revista de fim-de-semana do Financial Times publicar o seu environment issue.
Peguei na revista com sérias dúvidas: depois de tudo o que já foi escrito sobre os problemas ambientais que sufocam o nosso planeta, ainda restaria algo de novo para dizer? Fiquei convencida com o tema de capa, dedicado ao plástico. Um texto original, de escrita apurada (e bem humorada) sobre os prós e contras do material que revolucionou as nossas vidas - e graças ao qual não desperdiçamos tantos bens alimentares. É devido às embalagens que tanto tento evitar trazer no saco das compras que só cerca de 3% da comida comercializada se estraga, enquanto na Índia, por exemplo, mais de metade acaba por apodrecer.
Mas a revista publica outros temas interessantes. Como a reportagem na Amazónia, no rancho de um extravagante texano que acredita poder contribuir para salvar a floresta virgem, ou a viagem pelas gélidas paragens do Ártico, onde um grupo de cientistas «congela» sementes de vegetais e cereais de todo o mundo, garantindo uma reserva especial para os humanos que possam necessitar delas daqui a alguns millhares de anos.
Uma boa surpresa, portanto. E que se pode ler online, sem registos ou pagamentos, caso se tenha perdido o jornal de domingo nas bancas...

Sem comentários: