domingo, 26 de abril de 2009

A «rainha» de Bombaim

(Rubina (de preto), no bairro indiano de Behrampada. Foto: AFP)

Rubina tem apenas 9 anos. Alcançou a fama mundial ao participar no filme Slumdog Millionaire mas, finda a festa em Hollywood, regressou ao seu bairro de barracas, nos subúrbios de Bombaim. Este mês voltou a merecer a atenção da imprensa internacional quando um jornalista do tablóide News of the World se fez passar por intermediário de um xeque saudita, que a quereria comprar por 300 mil dólares. O pai aceitou o negócio, escreveu o jornal britânico. Mas hoje, no El Pais, Rafiq Qureshi jura que isso nunca aconteceu.

A verdade é que, como relata a jornalista espanhola Ana Gabriela Rojas, os produtores do filme prometeram pagar os estudos de Rubina, o governo indiano anunciou que lhes daria uma casa nova, a família continua a receber inúmeras propostas, mais ou menos sérias mas... nada mudou. Eles continuam a dormir no chão, numa barraca de quatro metros por quatro, numa rua onde correm esgotos a céu aberto.

Rubina parece indiferente à polémica. Continua a brincar na rua, com os amigos de sempre, mimada pelos vizinhos do bairro: «Todos me chamam Rainha.»

Sem comentários: