segunda-feira, 21 de setembro de 2009

leitura da semana

Empolgante, interessante a cada linha, com mistério q.b. e muito, muito bem escrito. Poucos textos me deram tanto prazer este ano como este The Holy Grail of the Unconscious, capa da revista de domingo do New York Times, sobre as revelações que poderá conter o mítico Livro Vermelho do psiquiatra Carl Jung.
O livro, escrito há quase 100 anos e fechado num cofre de um banco suíço durante 23 anos, viu a luz do dia em 2007 e foi entregue pela família de Jung a especialistas, que têm estado a preparar a edição do manuscrito. Apesar da popularidade das suas teorias - que, a par de Freud, revolucionou a forma como analisamos os nossos comportamentos -, só meia dúzia de «escolhidos» tiveram a oportunidade de ler a obra.
A jornalista Sara Corbett falou com todos os personagens principais desta história, desvendando os caminhos das anotações do mestre suíço ao longo das últimas décadas e antecipando um pouco do que, em breve, todos teremos a oportunidade de ler. E até partilha alguns dos sonhos que teve durante a sua investigação...

1 comentário:

Tite disse...

Teremos um novo Código da Vinci?