quinta-feira, 16 de abril de 2009

Gaza, tal como eu a vi

Esta semana pediram-me para falar num colóquio, organizado pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente. Falei-lhes, de coração aberto, das minhas experiências em reportagem, na Cisjordânia e em Gaza, ao longo da última década. Comigo estavam o José Manuel Rosendo (Antena 1) e a Lumena Raposo (Diário de Notícias), que tanto enriqueceram o debate, moderado pelo Carlos Almeida e pela Maria do Céu Guerra. Ficámos à conversa, na Barraca/Cinearte, até de madrugada. Era um grupo de gente interessada, informada, reivindicativa. Gente que partilha, de facto, as dores do povo palestino. Gente que (ainda) quer mudar o mundo. Foi maravilhoso.

Nessa noite, comecei por mostrar-lhes estas fotografias. Hoje apeteceu-me partilhá-las convosco. Peço desculpa pela interrupção. O melhor jornalismo internacional regressa dentro de momentos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Cara Patrícia,

Boa tarde. Agradeço-lhe muito, em meu nome pessoal mas certamente também do MPPM, a referência que entendeu fazer, neste seu espaço, à sessão do dia 14 de Abril. Partilho inteiramente da sua opinião quanto ao ambiente e conteúdo daquela sessão. Foi muito encorajador ouvir o testemunho de profissionalismo, consciência crítica e sensibilidade prestado pela Patrícia, o José Manuel Rosendo e a Lumena Raposo. Estou certo que nos encontraremos mais vezes, no futuro, sempre que se tratar de falar do mar de Gaza, das vielas de Jabalya ou do perfume de Jerusalém, das mulheres e homens da Palestina e da sua serena e inquebrantável dignidade. Permita-me apenas um reparo ao seu post. Não lamente uma interrupção que não aconteceu. O seu trabalho é parte do "melhor jornalismo internacional".
Cordialmente
Carlos Almeida

Patrícia Fonseca disse...

Obrigada, Carlos. E até sempre!

Anónimo disse...

Uma reportagem fotografica ilucidativa das dificuldades que um povo sente, para viver uma vida normal. Que o futuro ajude estes seres humanos.

Horta

Patrícia Fonseca disse...

Tenho saudades tuas, Horta! Volta mais vezes. Um abraço, Pat.

Anónimo disse...

Volto muitas vezes Patricia. Todas as semanas faco 2 ou tres visitas. Tenho andado para te encomendar um livro do E.D.Ferreira. Mas esqueco-me sempre.
Diz-e como posso comprar um de modo a que me seja enviado para onde moro.
Podes contactar-me atraves do meu email: tramagal1754@gmail.com

Ja' agora se quiseres podes dar uma olhada ao meu blog: tramagalense.blogspot.com
da' a tua opiniao se quiseres.

Horta