sábado, 2 de maio de 2009

A mulher que descobriu a gripe suína

A revista Science entrevistou ontem, em exclusivo, a microbiologista Celia Alpuche, a directora do laboratório no México que detectou o primeiro caso de gripe suína (agora Gripe A, para não incomodar suinicultores, judeus e muçulmanos...). A cientista explica como as autoridades ficaram alarmadas com o aumento dos casos de gripe e pneumonia no país e as dificuldades que sentiram para realizar análises de despite fidedignas. A confirmação de que existia um novo subtipo de gripe só foi possível com a colaboração de um laboratório do Canadá.
A origem deste novo vírus não é ainda clara para a microbiologista mexicana. As autoridades têm falado na hipótese do epicentro ter sido em suiniculturas da região de Perote mas o primeiro caso detectado, a 1 de Abril, é de um menino de La Gloria, a 80 quilómetros dessa zona.
Alpuche está a trabalhar a um ritmo alucinante há mais de duas semanas, desde que recebeu do Canadá a confirmação da desgraça: «Durmo duas horas por dia, às vezes faço uma sesta de meia-hora. E há os lattes. Cafés duplos. Expresso.»

1 comentário:

Anónimo disse...

a gripe a surgio de um garoto chamado samuel.