sexta-feira, 29 de maio de 2009

pequenas grandes histórias


São histórias de gente anónima, nas ruas de Nova Iorque. Com o projecto One in 8 Million o New York Times prova que o jornalismo se pode renovar constantemente e encontrar outras formas de nos contar o mundo.

O trabalho dos jornalistas é quase invísivel - como sempre acontece quando a emoção das histórias fala mais alto. Os «personagens» escolhidos falam directamente connosco e acabamos por descobrir as suas vidas através do olhar do fotógrafo Todd Heisler. A preto e branco, sempre. São, afinal, as cores que melhor ficam à cidade.

Já ri e já fiquei de coração apertado a ouvir as histórias desta gente. Nunca esquecerei May Wong Lee, a asiática que levou para casa uma menina etíope; Maggie Wirth, a emprega de mesa-cantora; Joe Manniello, o barbeiro italiano que corta cabelos há 36 anos no terminal de autocarros; Jim Romano, o fotógrafo de jornais tablóides, que palmilha as ruas de Manhantan desde 1946; Henry Reininger, o contabilista de 72 anos que recebe clientes 24 horas por dia...

O projecto já conta com mais de 20 perfis e, todas as semanas, uma nova história é revelada no site. Duram apenas dois minutos. Dois minutos onde cabe uma vida inteira. É preciso ver para crer.