terça-feira, 24 de novembro de 2009

A geração dos super-protegidos


Esta imagem diz quase tudo. Mas o texto, acreditem, diz ainda muito mais. O tema de capa da edição americana da Time faz-nos reflectir sobre o ambiente super-protector que rodeia as nossas crianças. Mas também sobre a imensa exigência e as desmesuradas expectativas que os pais de hoje têm em relação aos seus filhos.
Nos EUA, já há quem insista em pagar aulas de mandarim a crianças do pré-escolar para, supostamente, prepará-las melhor para a globalização... E depois há o piano, a natação, as artes marciais, a pintura... Os jogos virtuais, as amizades à distância, a falta de afectos. Porque a atenção chega, muitas vezes, apenas em forma de presentes: a última consola, o novo telemóvel, a roupa da marca da moda.
Poderão estes meninos, que nunca saberão o que é a liberdade de ter um verão inteirinho de férias sem nada para fazer, ser felizes? E quando crescerem, que tipo de adultos serão? Esta geração poderá ser, cusiosamente, uma das mais impreparadas para o sucesso, segundo os especialistas citados pela Time. A ler, pois.

Sem comentários: