segunda-feira, 16 de novembro de 2009

leitura da semana


Para assinalar o 20º aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, o El País publica hoje o resultado de um projecto especial, Niños del Mundo, realizado com a colaboração da Unicef. Durante seis meses, cinco jornalistas e uma fotógrafa visitaram 20 países, para contar 20 histórias que representassem problemas abordados pelos artigos da Convenção. E aqui estão as histórias de 20 crianças que, apesar de partilharem o mesmo planeta, vivem em mundos muito diferentes.
Parte do extraordinário trabalho da fotógrafa Isabel Muñoz pode ser visto aqui. Os textos são para ir lendo devagarinho, ao longo da semana. Há histórias felizes, mas também as que custam a ser digeridas. Como tão bem nos explica Rafael Ruiz, quando escreve sobre os meninos-soldado de África:

Son historias difíciles de escuchar, leer, digerir. Menores de sólo cinco, seis o siete años que fueron raptados mientras dormían. Trasladados a otros países. Violados, torturados. Obligados a luchar y matar.

A verdade é que, 20 anos depois das assinaturas dos senhores do mundo, na sede da ONU, a Convenção ainda é pouco mais que um conjunto de boas intenções. Até quando?


O texto da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, em Português.

1 comentário:

CS disse...

Cara Patrícia,

Precisava de lhe enviar um email com alguma brevidade. Não tendo o seu endereço, pedia-lhe que me contactasse em csantos@porto.ucp.pt, para, na volta do correio, eu lhe explicar o que tinha em mente.
Muito obrigado.

Carlos Santos (O Valor das Ideias)