domingo, 20 de abril de 2008

america going green


A Time celebra 85 anos e, no seu site, pede aos leitores que elejam a sua capa favorita de todos os tempos. Não sei se a desta semana ainda irá a votação, mas ficará, sem dúvida, para a história. Para já, porque a direcção abriu uma rara excepção, trocando a cor do seu logotipo e da moldura da capa - por uma boa causa, o vermelho passou a verde. Usando o simbolismo da mítica foto de um grupo de soldados americanos erguendo a bandeira americana em Iwo Jima, na Segunda Guerra mundial, a Time dedica a edição à «próxima grande guerra que todos temos de travar»: contra o aquecimento global.
Os Estados Unidos são responsáveis por um quarto das emissões mundiais de gases com efeito estufa e pouco têm feito para minorar os estragos. Recusaram assinar o Protocolo de Quioto (é certo que muitos dos países que o fizeram não cumpriram o prometido), continuam a glorificar o poder do petróleo e o carro mais popular entre os americanos mantém-se: o uber-poluidor Hummer... Mas o empenho do ex-vice-presidente Al Gore, que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz no ano passado, parece começar a dar frutos. O quase ex-presidente George W. Bush anunciou esta semana uma série de medidas para reduzir as emissões até... 2025. Too little, too late?
De qualquer forma, o seu plano nem deverá chegar a sair da gaveta. Em Novembro haverá um novo senhor (ou senhora) na Casa Branca. E o ambiente, já todos os candidatos perceberam, terá de ser um assunto prioritário. Robert Kennedy Jr., sobrinho de JFK e presidente da associação ambientalista Waterkeeper Alliance, escreve na Vanity Fair deste mês (que também é a sua edição verde do ano), um manifesto sobre o assunto: The Next President First Task.
Mas esta é, também, uma batalha da sociedade civil, que precisa urgentemente de alterar comportamentos: reciclar, usar menos o carro, poupar energia. E quem sabe? Talvez a capa da Time inspire mais americanos a querer travar esta batalha, vital para o futuro de todos nós - como é certo e sabido, eles não gostam de perder nenhuma guerra.

1 comentário:

Patrícia Fonseca disse...

Olá, colega! Finalmente encontro o blogue e "conheço" a cara da minha meia homónima. Bom trabalho. Patrícia C. Fonseca