sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Guerra em casa

Foi o maior ataque de sempre a uma base militar em solo norte-americano: em poucos segundos, Nidal Malik Hasan, um muçulmano nascido na Virginia e psiquiatra daquela base, em Fort Hood, Texas, matou 12 pessoas e feriu gravemente outras 31.
Segundo a CNN, Hasan seria enviado para o Iraque no próximo dia 28 e tinha já dito, a vários amigos e familiares, nos últimos dias, que não conseguiria participar naquela guerra. O New York Times cita um primo, que reforça essa ideia. Hasan acompanhava militares com stress pós-traumático e «ouvia falar, diariamente, dos horrores que viveram lá».
O atirador foi atingido várias vezes mas sobreviveu e, segundo as últimas informações, está estável e sob custódia militar. Os investigadores descartam, para já, qualquer ligação deste psiquiatra a movimentos terroristas se bem que, segundo a CNN, o FBI teria iniciado uma investigação há seis meses, quando detectou um comentário de Hasan num blogue, falando de bombistas suicidas.
Todos os militares mortos e feridos iriam partir brevemente em missão, para o Iraque ou para o Afeganistão. Em Fort Hood realizam os últimos testes médicos e assinam os testamentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vitória do diálogo multicultural...


Cumprimentos.


Spartakus.

www.bandeiranegra1.wordpress.com