quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ted Kennedy (1932-2009)

Ted Kennedy, com um dos seus três cães-de-água portugueses. Foram-lhe oferecidos por luso-descendentes, residentes em Massachusetts, e foi o senador que deu um cão desta raça a Barack Obama

“Our country has lost a great leader, who picked up the torch of his fallen brothers and became the greatest United States senator of our time.”
Barack Obama, 27.08.2009

Foi um dos senadores mais importantes de sempre nos EUA, propondo, ao longo de 46 anos de mandatos, alterações legislativas que moldaram a democracia americana, sobretudo nas áreas da sáude, educação, direitos civis e do trabalho. Eleito pelo estado de Massachusetts, com o apoio da grande comunidade portuguesa aí residente, interessou-se, ao longo dos anos, por vários assuntos importantes para Portugal, apoiando, nomeadamente, a causa da independência timorense.

Foi um incondicional de Barack Obama desde a primeira hora - mesmo quando a maioria das grandes figuras do partido Democrata ainda olhavam com desconfiança para a entrada do «novato» na cena política. Doente há vários anos, com cancro, foi com emoção especial que viu o primeiro afro-americano ser eleito, no ano passado. Disse, então, que já estava feliz por ter sobrevivido para ver aquele momento histórico. Ainda ajudou a conquistar apoios para a reforma da Sáude que Obama quer fazer passar no Congresso, nas próximas semanas. Morreu hoje em casa, aos 77 anos.

A sua vida é recordada em todos os principais jornais do mundo. Destaco os artigos do New York Times (After Kennedy, Tributes and Uncertainty), do Washington Post (For Kennedys, and Country, the End of an Era), da Time (The Brother Who Mattered the Most), e um especial da New Yorker (Postscript: Ted Kennedy), com as melhores reportagens publicadas na revista, entre 1975 e 2007.

Sem comentários: