segunda-feira, 3 de março de 2008

Homenagem a David Attenborough

Depois de 54 anos a apresentar os mais fabulosos documentários de vida animal, David Attenborough aceitou calçar as pantufas e reformar-se. A BBC1 emite hoje o último episódio de Life in Cold Blood, a série que, aos 82 anos, Attenborough ainda concebeu e produziu com o entusiasmo que sempre o caracterizou.
O Guardian lembra-nos o quanto lhe devemos. Não fosse a sua curiosidade insaciável (e a sua coragem!) não saberíamos nada sobre a vida de milhares de espécies. Sem ele, o entendimento que teríamos da vida selvagem, da beleza e da fragilidade do nosso planeta, não seria o mesmo (podem recordar-se aqui alguns dos melhores momentos da sua carreira.)
Para as gerações futuras ficaram séries históricas, como Zoo Quest, o seu primeiro trabalho, nos anos 50, numa África pura e nunca antes filmada, ou Planeta Terra, gravado já no novo milénio, em alta definição e recorrendo às últimas tecnologias, condensando cinco anos de filmagens, em 62 países e 204 locais. A colecção de 6 dvd's está à venda em Portugal desde Novembro de 2007 e vale cada cêntimo. Como o próprio explicou no seu lançamento, Planeta Terra «é uma celebração do que ainda existe».
É o nosso mundo, como só Attenborough nos poderia revelar. E é um mundo fabuloso. Just look at the trailer...


Sem comentários: