sábado, 29 de março de 2008

Senhor juiz, pode salvar o mundo?


Deu entrada, num tribunal de Honolulu, no Havai, um processo sui generis... Segundo conta o New York Times, os físicos Walter L. Wagner e Luis Sancho acreditam que o novo acelerador de partículas do CERN (Centre Européenne pour la Recherche Nucléaire), que entrará em funcionamento no Verão, pode criar um buraco negro que acabará por engolir a Terra.

Este novo acelarador do CERN, um centro de pesquisa internacional, que também conta com financiamento português e funciona nos arredores de Genebra, na Suíça, foi designado como LHC, ou Large Hadron Collider. Levou 19 anos a construir, tem 27km de perímetro, situa-se a 100m de profundidade e irá acelerar protões contra protões a velocidades próximas da velocidade da luz. Os cientistas procuram, essencialmente, reproduzir as condições do Big Bang e perceber como se formou o universo.

A assessora de imprensa do CERN, Sophie Tesauri, disse esta semana à AFP que tem recebido muitos telefonemas de cidadãos preocupados. «Mas não há nada a temer: a quantidade de matéria negra [criada] será ínfima», assegura. O tema, contudo, será objecto de discussão no CERN, no próximo dia 6 de Abril, com recurso aos últimos estudos desenvolvidos.

Sem comentários: