domingo, 30 de março de 2008

Homenagem a Dith Pran

(Foto: Barton Silverman/The New York Times)

Dith Pran, o fotógrafo imortalizado no filme «Terra Sangrenta» (The Killing Fields, de Roland Joffé, 1984), morreu esta manhã, aos 65 anos, noticia o New York Times. Tal como retratado no filme, Dith Pran trabalhava em parceria com Sydney H. Schanberg, o correspondente do New York Times no sudueste asiático, quando os Kmers vermelhos tomaram o poder no Cambodja, em 1975. Até 1979, mais de dois milhões de pessoas foram mortas pelos senhores do regime - Dith Pran e Sydney Schanberg eram os jornalistas que contavam essa história ao mundo.
Mas depressa o repórter do Times foi forçado a abandonar o país. Dith Pran acabou por ser preso e, durante anos, não se conhecia o seu destino. Muitos diziam que tinha sido executado ou atirado aos crocodilos.
A cobertura jornalística do conflito valeu o Pulitzer a Sydney Schanberg, que dedicou e partilhou o prémio com o amigo cambodjano.

Depois de quatro anos de espancamentos e maus tratos, sobrevivendo com uma colher de arroz por dia, o fotógrafo conseguiu fugir para a Tailândia. Schanberg foi buscá-lo no dia seguinte e o cambodjano exilou-se nos Estados Unidos. Foi contratado pelo New York Times, onde trabalhou até muito recentemente (fotogaleria). Só a doença o deteve: morreu vítima de cancro.

Sem comentários: