domingo, 8 de março de 2009

À conversa com Almodóvar

(Foto: SOFÍA SÁNCHEZ e MAURO MONGIELLO/El Pais)

Porque hoje é Dia da Mulher. Ou apenas porque Pedro Almodóvar merece, seja em que dia for, ser reconhecido como um dos cineastas que melhores papéis criou à medida das suas musas: sempre complexos, luminosos, inesquecíveis.

Leia-se, portanto, em jeito de homenagem, a bela entrevista com o realizador, que o El Pais hoje publica. Onde ele fala, por exemplo, das enxaquecas crónicas que o perseguem e de como a fobia à luz que desenvolveu o inspiraram a criar uma das personagens centrais do seu novo filme - um cineasta que fica cego.

Abrazos Rotos (abraços partidos, ou desfeitos, numa tradução livre) estreia em Espanha daqui a 10 dias. Uma longa metragem que marca o seu regresso ao film noir, com Penélope Cruz como actriz principal. É a quarta vez que Pe, recém-galardoada com o Óscar de Melhor Actriz Secundária, protagoniza um filme do mestre espanhol.
O filme chega às salas de cinema portuguesas a 3 de Setembro.

1 comentário:

Paulo disse...

Parabéns. É uma bonita forma de lembrar, hoje, a mulher. Almodovar é um realizador que celebra as mulheres nos seus filmes. Sobretudo pelo olhar sensível com que as observa e retrata, mas também pelas actrizes que tem dado a descobrir ao público.